Wednesday, May 9, 2012

Justiça só se faz a céu aberto

Getty Images 
A investigação das ligações criminosas de Cachoeira, revista Veja e políticos corruptos corre o risco de se tornar, literalmente, uma conversa a portas fechadas que não ecoará em lugar nenhum. Coisas de Brasil. Mais uma pizza pode estar entrando no forno do Congresso Nacional.
A maioria dos integrantes da CPMI que investiga o caso decidiu, nesta terça-feira (8), que os trabalhos seriam iniciados com uma sessão secreta, restrita apenas a quem faz parte da própria comissão. Leia aqui.

Desconfiar de uma manobra dessas é questão de sanidade mental. Por quê? Me digam: por que aquela que tem tudo para ser a maior devassa dos últimos anos vai começar da pior forma possível? Qual o motivo para que reuniões sobre o assunto sejam feitas longe dos olhos e ouvidos da opinião pública? O que têm a esconder? Dizer que a abertura da sessão pode prejudicar o andamento do processo contra o criminoso não é justificativa aceitável quando temos diante de nós um assunto de tamanho interesse nacional.

Boa coisa, não é. Graças ao trabalho da Polícia Federal e da Justiça, chegamos num ponto inédito, em que diversos setores da vergonha nacional se veem acuados. Políticos de vários partidos, empresários de todas as cores e, finalmente, grandes expoentes da mídia (notadamente o senhor Roberto Civita) terão de prestar contas à sociedade.

É uma oportunidade única de passar o País a limpo. Todo mundo vai ter de cortar na própria carne, não só a oposição, mas também o PT e o governo Dilma. Deveria ser uma questão de sobrevivência para a própria democracia. É muita sujeira, não cabe embaixo de nenhum tapete.

Ao optar pelas sessões secretas, a CPMI permite que qualquer cidadão imagine os parlamentares negociando entre si os acordos mais espúrios, as omissões mais criminosas, os ingredientes mais indigestos para outra pizza ser esfregada na cara do povo brasileiro.

A chamada grande imprensa vai fazer vistas grossas. Jogo de cena, nada mais. Ela também está acuada, torcendo para que tudo fique nas mãos dos pizzaiolos de sempre, com seus fornos entrevados nas cavernas.

A informação é do O Provocador/R7
@OCanal13