Friday, May 11, 2012

Belo Horizonte é, enfim, confirmada oficialmente como a sede do UFC 147

Mineirinho (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)
O ginásio do Mineirinho foi confirmado oficialmente como sede do UFC 147 (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)
Agora é oficial. Após duas mudanças de local, finalmente o Mineirinho, em Belo Horizonte, foi confirmado como a sede do UFC 147, que acontece no dia 23 de junho. Até o momento, o evento tem confirmadas seis lutas: as finais dos pesos-médios e dos pesos-penas do TUF, os duelos entre o brasileiro Fabrício Werdum e o americano Mike Russow e entre os brasileiros Felipe Sertanejo e Miltinho Vieira e Hacran Dias contra Iuri Marajó. Na luta principal, a revanche entre os treinadores do TUF Brasil Wanderlei Silva e Vitor Belfort, aguardada há 16 anos. Como o UFC normalmente apresenta 12 combates por edição, ainda há cerca de seis duelos - e provavelmente 12 vagas - para serem preenchidos com nomes de bom apelo de público no Brasil. O UFC 147 terá transmissão ao vivo da TV Globo e do Canal Combate.
Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, Marshall Zelaznik, diretor de desenvolvimento internacional do UFC, garantiu que o ginásio tem totais condições de receber o UFC no mesmo nível dos demais locais que sediaram o torneio.
 - É ótimo, para nossos fãs e para o UFC, poder realizar eventos em novas partes do Brasil. O UFC está explodindo em todo o país e Minas Gerais, sendo seu terceiro maior estado, é um lugar ideal para isto. A arena não só recebeu grandes shows ao longo dos anos, como também é localizada em uma área turística e acessível da cidade. Certamente será uma experiência fantástica para os fãs - disse o dirigente.

Os entendimentos para a realização do evento foram alinhados na última quarta-feira, dia 9, em uma reunião entre representantes do governo de Minas Gerais e da IMX, empresa que cuida dos interesses do UFC no Brasil. O contrato será assinado na próxima quarta-feira, dia 16, na capital mineira, com um encontro entre os representantes do UFC, Marshall Zelaznik e Jaime Pollack, e oficiais do governo local. Vitor Belfort, também estará presente na cerimônia.

Entenda o caso
Coletiva, Anderson Silva x Sonnen, UFC (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Dana White anuncia que Anderson x Sonnen será em Las Vegas (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Inicialmente, São Paulo seria a sede do UFC 147, que aconteceria em um estádio de futebol e contaria, além das finais do TUF Brasil e do confronto dos técnicos Wanderlei Silva e Vitor Belfort, com a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen. No entanto, problemas judiciais com associações de moradores dos arredores do estádio do Pacaembu acabaram tirando o evento da capital paulista. O novo local para o evento seria o Rio de Janeiro, que realizaria as lutas no Engenhão, visando à quebra do recorde mundial de público do UFC, que é de 55 mil espectadores no UFC 129, no Canadá.

Porém, problemas de infra-estrutura da cidade, especialmente na falta de acomodações em hoteis, em virtude da realização da Rio+20, da ONU, no mesmo período na cidade, forçaram o presidente do UFC, Dana White, a decidir pela divisão do evento, e a sua retirada da Cidade Maravilhosa. Enquanto as finais do TUF Brasil e as demais lutas seriam realizadas em um ginásio ou uma arena, a luta entre Chael Sonnen e Anderson Silva foi transferida para Las Vegas, no UFC 148. Belo Horizonte passou a ser cogitada como a terceira cidade a poder receber o UFC 147. Vistorias foram feitas no Mineirinho, e o ginásio acabou atendendo as exigências do UFC, que finalmente conseguiu anunciar o local do evento.

A informação é do Combate
@OCanal13