Saturday, May 5, 2012

Rashidi Yekini, ídolo do futebol nigeriano, morre aos 48 anos

http://i2.r7.com/Rashidi-Yekini-450.jpg
Rashidi Yekini, ídolo do futebol da Nigéria, morreu nesta sexta-feira (4)
Rashidi Yekini, um dos maiores ídolos do futebol nigeriano, morreu nesta sexta-feira (4), na cidade de Ibadan. Foi dele o primeiro gol de sua seleção em uma Copa do Mundo, em 1994, nos Estados Unidos, momento imortalizado por sua empolgada comemoração.

Yekini estava com 48 anos e vinha sofrendo de uma doença crônica nos últimos anos. Apesar disso, a causa da morte ainda não foi divulgada pelo hospital que recebeu o corpo.
O gol marcado pelo atacante sobre a Bulgária na fase de grupos da Copa de 94 se tornou um marco para o futebol africano. A Nigéria surpreendeu naquele Mundial com um futebol ágil e ofensivo, e só parou nas oitavas de final, diante da Itália.

Yekini marcou 37 gols em 58 partidas com a camisa da Nigéria. O atacante jogou profissionalmente até 2005, após defender 13 clubes e fazer história no futebol português com a camisa do Vitória de Setúbal. Ele foi eleito Melhor Jogador Africano do Ano em 1993.

Em uma mensagem de condolências do governo do estado de Kwara, a morte do ícone foi muito lamentada

- O governo recebeu com grande choque e descrença a morte súbita e prematura de um dos melhores jogadores de futebol e dedicado que a Nigéria já produziu, Rasheed Yekini. Durante seus dias ativos, ele demonstrou habilidades incomuns no campo e compromisso com o projeto de seu país.

O porta-voz da Federação Nigeriana de Futebol, Ademola Olajire, também expressou choque profundo, destacando que foi a notícia mais triste de futebol do ano.


A informação é do R7
@OCanal13